Um grã-turismo, ou GT é um automóvel de luxo e alto desempenho, projetado para ser dirigido por longas distâncias. O formato mais comum é o cupê de duas portas, com dois lugares ou com a configuração 2+2.
O termo deriva do italiano gran turismo, homenagem à tradição do grand tour (inglês para "grande viagem"), usado para representar automóveis capazes de realizar grandes jornadas de grande distância em alta velocidade com conforto e elegância.
Os GT diferem dos automóveis esportivos de dois lugares basicamente por serem mais largos, mais pesados e enfatizar o conforto em relação ao desempenho. Historicamente, a maioria dos GT tem motor dianteiro e tração traseira, o que proporciona mais espaço na cabine que os carros com motor central. Suspensões mais macias, capacidade de carga maior e características luxuosas acrescentam à experiência de condução desses carros.
O Ford GT é um superdesportivo americano. Ele foi criado para homenagear o Ford GT40, que se tornou famoso por vencer as 24 Horas de Le Mans de 1966 e por desbancar o reinado da Ferrari.
O Maserati GranTurismo é um coupé superesportivo da Maserati desenvolvido em parceria com a Ferrari.
A California é o novo modelo "de entrada" da Ferrari, posicionado abaixo da F430. Foi apresentada no Salão do Automóvel de Paris de 2008.
O Mitsubishi 3000 GT ou GTO foi criado em 1990 como um carro desportivo, porque a Mitsubishi Motors não produzia há algum tempo. O nome foi retirado do famoso Galant GTO e foi vísivel e as expectativas da Mitsubishi foram altas. Este carro recebeu muitos mecanismos que foram pensados para ele. O chassis foi desenvolvido tendo o controlo integral às quatro rodas. Esse carro incluí 4X4, direcção às quatro rodas, suspensão controlada e ABS. Tem também um spoiler e um sistema de escape que controla o som do escape.
0 comentários:
Postar um comentário